Indicações das obras literárias francesas mais icônicas dos séculos 20 e 21

Nós amamos a França e as suas obras literárias, é claro. Vem descobrir nossa lista com os melhores livros franceses dos últimos séculos!

Os autores franceses sempre foram celebrados por sua inteligência, sua prosa e os assuntos que tratam em seus livros.

E se você, assim como a gente, ama uma boa leitura, confira a nossa lista de livros que resistiram ao teste do tempo e são populares até hoje!

  1. O Estrangeiro de Albert Camus

Este romance de 1942 de Albert Camus é um grande clássico.

O livro conta a história de um argelino francês chamado Meursault que vive no Norte da África. Após a morte de sua mãe, ele comparece ao funeral, mas não sente dor ou tristeza e poucos dias depois é condenado à morte e enviado para a prisão por ter matado um árabe envolvido em uma disputa com um de seus amigos.

O livro está dividido em duas partes: antes e depois do assassinato.

Camus explicou que: “’Em nossa sociedade, qualquer homem que não chorar no funeral de sua mãe corre o risco de ser condenado à morte.”

Alienação e existencialismo são dois temas explorados neste romance.

  1. Viagem ao Fim da Noite de Louis-Ferdinand Céline

Publicado em 1932, entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, este título foi o primeiro romance de Louis-Ferdinand Céline.

É um romance semi-autobiográfico na 1ª Guerra Mundial.

O anti-herói Ferdinand Bardamu retorna à França depois de trabalhar na Ford, nos Estados Unidos, e começa sua prática médica em um subúrbio pobre perto de Paris.

O livro discute a natureza humana, a vida em geral e a sociedade de uma forma pessimista, mas com algum humor cínico.

  1. O Amante de Marguerite Duras

Marguerite Duras é uma das melhores e mais famosas escritoras francesas. 

O Amante é uma obra autobiográfica e a mais famosa da autora. O livro é ambientado no Vietnã colonial e é contado da perspectiva de uma garota de 15 anos que se envolve com um empresário chinês muito mais velho.

Vale a leitura!

  1. Madame Bovary por Gustave Flaubert

Madame Bovary é, com certeza, um dos romances franceses mais famosos. Foi o romance de estreia de Gustave Flaubert e publicado na década de 1850.

A personagem principal, Madame Bovary, é uma mulher que sempre quer mais e está constantemente lutando por um status social mais elevado, por grandes gestos românticos, e por objetos bonitos. Ela espera que seja isso que seu casamento com Charles Bovary lhe trará, mas ele não atende às expectativas e, consequentemente, sua vida também.

Realismo e romantismo se misturam neste romance incrível!

  1. O Segundo Sexo de Simone de Beauvoir

O segundo sexo é visto como a Bíblia do feminismo ocidental moderno.

É um título escrito em dois volumes, nos quais a autora destaca o tratamento dado às mulheres ao longo da história.

É uma história bem completa e autora nos leva da Grécia e Roma antigas ao século XX e explora o lugar da mulher na história, no lar, na literatura e muito mais.

Nós sabemos que as mulheres mudaram o mundo e esta é uma leitura essencial para quem luta pela igualdade de gênero.

We Love Paris

Você sabe que a gente ama a França, né? E é claro que a gente tem uma coleção de camisetas que destacam nosso amor pela capital parisiense! Escolha a sua preferida agora mesmo!