Lady boss: 6 brasileiras que reforçam a presença feminina em suas profissões
Conheça mulheres incríveis que se destacam no mercado e ajudam a inspirar tantas outras
Ainda há muito a percorrer até que exista igualdade de gênero no mercado de trabalho. Hoje, os homens ainda preenchem a grande maioria dos cargos de alto escalão e detém a maior parte das empresas. Mas, nos últimos anos, felizmente, temos visto crescer o número de mulheres que passaram a ocupar cargos executivos e espaços de grande relevância.
Listamos algumas mulheres incríveis com trajetórias inspiradoras de liderança. Conheça um pouco sobre cada uma.
Cristina Junqueira – CEO do Nubank no Brasil
Cristina é cofundadora do Nubank, mas até pouco tempo atrás não tinha um cargo executivo na instituição. Mesmo, na prática, chefiando toda a área de assuntos externos, jurídico e facilities.
No início de abril de 2021, após o também cofundador, o colombiano David Vélez, tornar-se CEO global, Cristina Junqueira assumiu como CEO do banco digital no Brasil.
A executiva tem graduação e mestrado em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Além de um MBA pela Northwestern University (Kellogg School of Management).
Paula Paschoal – Diretora Geral do Paypal no Brasil
Paula Paschoal é formada em administração de empresas e trabalhou por sete anos como parte do time comercial do PayPal Brasil, até ser promovida ao cargo de diretora-geral da companhia.
“Hoje percebo que meu engajamento vai muito além da minha experiência pessoal. É a função social do meu cargo: só quando fui promovida caiu a ficha da real responsabilidade. Algo muito mais relevante – e prazeroso – do que cumprir números e metas: inspirar pessoas, prezar pela diversidade e garantir oportunidades, especialmente para quem não costuma ter”, revelou a executiva em entrevista para a revista Faap.
Fiamma Zarife – Diretora Geral do Twitter no Brasil
Fiamma tem experiência de 20 anos em setores diversos – como telecomunicações e finanças. Já foi vice-presidente de conteúdo da Samsung na América Latina, além de ter passagens por Claro, Oi e Petrobras Distribuidora.
Em 2017, ela ocupava há dois anos o cargo de diretora de agências do Twitter, quando foi convidada para tornar-se a diretora-geral do microblog no Brasil.
Tânia Cosentino – Presidente da Microsoft no Brasil
Após trabalhar 20 anos na multinacional francesa Schneider Electric, Tânia Cosentino entrou na Microsoft Brasil para assumir o cargo de presidente da empresa no Brasil.
O desafio, que começou em janeiro de 2019, é liderar o avanço da inteligência artificial e do machine learning no país. Em 2017, Tânia foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) por seus trabalhos em prol do desenvolvimento sustentável.
Luiza Helena Trajano – Presidente do Conselho da Magazine Luiza
Luiza Helena Trajano foi convidada, em 1991, para assumir a direção da Magazine Luiza, loja fundada pela tia Luiza Trajano. Em 2008, tornou-se presidente da companhia, elevando a empresa para outro patamar, virando referência em todo o Brasil.
Atualmente ela é presidente do Conselho de Diretores, após passar o cargo de CEO para o filho Frederico Trajano.
Camila Achutti – CEO and Founder da MasterTech
Camila Achutti é formada em Ciência da Computação pela USP e também mestre pela mesma instituição. Ela acredita no poder de transformação da tecnologia e do empreendedorismo.
Em 2016, fundou a Mastertech. Escola que trabalha a problemática do futuro do trabalho, com o treinamento de pessoas para a transformação digital. Em 2017, foi nomeada Forbes Under 30 e hoje é também professora de engenharia na faculdade Insper, em São Paulo.