9 tipos de plantas para casa para quem é louca por um verde

Avalie o seu espaço antes de investir na plantinha ideal para ter em casa. Conheça algumas espécies e escolha a sua

Tem alguma amante de planta aí? Antes de adquirir a sua futura planta, é bom avaliar alguns aspectos importantes. 

Primeiro avalie seu espaço, veja quais áreas ficariam melhores com mais verde. Quanta luz entra pelas janelas? As respostas ajudarão você a descobrir que tipo de planta pode prosperar na sua casa. 

Se você quer, por exemplo, uma planta para colocar na sacada, que recebe sol forte o dia todo, escolha uma que prospere nessas condições secas e ensolaradas, como as suculentas. Saiba mais sobre algumas espécies:

Dracena

A dracena é excelente para jardineiros iniciantes. São adaptáveis ​​a várias condições de luz, mas não gostam de luz solar direta.

Jade

A planta jade é uma suculenta e tem folhas brilhantes e elásticas. Isso também significa que elas retêm água em suas folhas e, por isso, são muito independentes. Apenas certifique-se de deixar o solo secar um pouco para evitar o excesso de água.

As plantas jade também podem adicionar a umidade necessária ao ar, especialmente durante os meses secos e frios.

Planta-aranha

As aranhas gostam de luz forte, mas de preferência não do sol direto. Suas raízes também tendem a encher um vaso, então eles podem precisar de replantio a cada dois anos ou mais. Mas essa manutenção vale a pena por suas qualidades umidificantes e anti-poluentes do ar.

Aloe Vera

Sabemos que as plantas de casa podem sugar poluentes desagradáveis ​​do ar, mas a babosa faz isso e também nos dá alguns sucos curativos. O gel de aloe vera é conhecido por ter propriedades antiinflamatórias e antibacterianas.

Além disso, uma planta de aloe vera pode crescer por anos no mesmo recipiente, precisa de pouca água e ajuda a remover o formaldeído do ar. Se você estiver usando as folhas para seu néctar calmante, certifique-se de ir devagar e remover apenas um pouco de cada vez, não mais do que um terço da planta.

Jiboia

A jiboia pode ser cultivada em ambientes externos ou internos, mesmo sob o ar condicionado. Ela tem a capacidade de resistir a condições quase totalmente escuras, bem como irrigação insuficiente e excessiva. 

Aspargo-samambaia

Esta planta fofa tolera muito mais abusos do que outras samambaias – graças ao fato de que tecnicamente não é uma samambaia. Os espargos setaceus se adaptam tanto aos pontos brilhantes quanto aos cantos mais escuros. Mantenha o solo úmido e ele prosperará.

Bromélia

A bromélia costuma durar muito tempo. Ela produz filhotes ou brotos laterais que substituirão a planta original. Sua temperatura favorita varia entre 15 e 25 graus, o que a torna ideal para casa. Mantenha-a longe de correntes de ar frio.

Imbé (philodendron)

Seu nome vem literalmente das palavras gregas philo- (que significa “amor”) e dendron (que significa “árvore”). A maioria dos tipos de imbé pode suportar lugares escuros, bem como irrigação esparsa. Eles gostam de ficar do lado seco, então não encha o regador mais de uma vez por semana.

Cactus

O cacto só precisa ser regado moderadamente. Embora de crescimento lento, é uma planta bastante autossustentável, pois armazena umidade em suas raízes, folhas e caules e, portanto, regula amplamente sua própria ingestão de alimentos. 

O cacto gosta de um local claro, arejado e quente – mas não muito quente, cerca de 18°C é o ideal – e pode lidar bem com a luz solar direta.

Prepare o seu jardim

Não importa o seu nível de cuidado, gosto ou espaço, sempre há uma planta de casa para você. Seus sonhos de um jardim interno estão prestes a se tornar realidade!