Brigitte Bardot: símbolo de estilo e moda francesa

Você já deve ter ouvido falar em Brigitte Bardot, mas sabe quem é essa mulher e o que ela representa para a moda? Te contamos neste texto!
A francesa Brigitte Bardot foi uma dançarina, modelo e atriz que se tornou um ícone internacional nas décadas de 1950 e 1960. A artista nasceu de uma família rica e, aos 15 anos, posou para a capa da Elle, a principal revista feminina da França. Roger Vadim, um roteirista e futuro cineasta, ficou impressionado e passou a ser o seu empresário. Os dois se casaram em 1952.
Seus primeiros trabalhos foram principalmente comédias, mas foi o filme E Deus Criou a Mulher, dirigido por Vadim, em 1958, que lançou Bardot para o cenário internacional e determinou o seu status de símbolo sexual. Na obra, a atriz interpretou uma jovem sexualmente liberada e quebrou tabus da época relativos à nudez.
Por meio de seus filmes e fotos fora das telas, tiradas pelos paparazzi, Bardot ficou conhecida por exibir uma sensualidade natural e fluida e falava do conceito de “joie de vivre” (alegria de viver), tornando-se a maior atriz da Europa. Ela bateu recordes de bilheteria na Europa e nos Estados Unidos.
Símbolo de liberdade
A década de 1950 foi uma bomba-relógio de novas ideias versus modos antigos. Bardot era a face do futuro e seu senso de liberdade mostrava às mulheres que elas podiam ser mais do que donas de casa e mães.
Como Marie-Dominique Lelièvre comenta no jornal Guardian “Ao contrário das atrizes de Hollywood que obedeciam às regras, Bardot estabeleceu as suas”.

A artista desistiu de sua carreira em 1973 e se tornou ativista dos direitos dos animais. “Eu dei minha beleza e minha juventude aos homens. Vou dar minha sabedoria e experiência aos animais”, declarou. Hoje ela vive no sul da França, onde dirige a Fundação Brigitte Bardot.
Estilo Bardot
Com sua beleza e personalidade, Bardot virou um ícone de estilo tão inspirador que até hoje sua influência está presente na moda e no cinema. A liberdade na hora de se vestir, independentemente do que dizem os padrões, foi uma das suas maiores marcas. Ao mesmo tempo, era sofisticada e conseguia chamar atenção e se tornar referência.
Veja alguns elementos que marcaram o estilo de BB
Vestidos de verão

Renderizado em preto ou impresso com florais, ela conhecia o poder de uma peça. Para verões intermináveis ou dias quentes de outono, o look não precisava de acessórios.
Sapatilhas de ballet

Frequentemente, Bardot usava sapatilhas delicadas com calças curtas ou vestidos. Dizem que ela até pediu que a sua marca preferida começasse a criar sapatilhas duráveis que as pessoas pudessem usar nas ruas.
Bandanas

Bardot sabia do poder dos acessórios em seu estilo francês característico. A atriz combinava tiaras largas de tecido com roupas simples compostas por tops e calças monocromáticas ou saias lápis e suéteres.
Calça cortada

Jeans ou calças sob medida, com corte direito no tornozelo, eram os preferidos por Bardot. Ela usava com suéteres grandes ou blusas justinhas.