Moda e guerra: como os conflitos influenciaram o mundo fashion
A indústria da moda tem um importante papel de memória histórica, na medida em que sempre esteve ligada a influências culturais. Durante as guerras, diversos comportamentos mudaram e novas peças nasceram.
A moda tem uma grande importância no contexto histórico e cultural de um povo ou país. As guerras mundiais, por exemplo, trouxeram fortes mudanças no modo de vestir e traduziram o comportamento social de épocas marcantes. Muitas peças criadas durante e após estes períodos fazem parte do mundo fashion até os dias de hoje.
Um exemplo foi o sobretudo (do inglês trench coat – casaco de trincheira), que nasceu durante a Primeira Guerra Mundial, ocorrida de 1914 a 1918. A peça foi usada para que os combatentes sobrevivessem aos rigorosos invernos dois metros abaixo da superfície, em locais com lama e neve.
Mulheres no mercado de trabalho
Na medida em que os homens passaram a atuar na linha de frente da guerra, e a Europa sofria uma enorme devastação, as mulheres começaram a assumir trabalhos que antes eram permitidos apenas para homens.
Com isso, elas passaram a usar mais calças e macacões, em um movimento que tendia a padronizar as roupas femininas e masculinas. Além disso, a criação dessas peças tinha o objetivo de proporcionar movimentos mais livres para o trabalho em fábricas, por exemplo.
Um dos nomes que se destacou para a popularização da calça foi Coco Chanel, que passou a usá-las em público. A estilista tinha forte influência para as mulheres da época e acabou impactando também na redução do comprimento dos cabelos e das saias.
Racionamento de vestuário
O contexto do pós-guerra também obrigou as mulheres a reduzir os hábitos de consumo e gastar menos com peças desnecessárias e pouco funcionais. Isso acabou fazendo com que elas passassem a usar roupas mais simples, práticas e confortáveis. Nessa época, Coco Chanel também influenciou ao criar vestuários com o uso de materiais mais confortáveis, como o jersey.
Na Segunda Guerra Mundial, no Reino Unido, a escassez de recursos fez com que o governo limitasse a compra de vestuário por homens e mulheres. Isso fez com que novas tendências fossem criadas e as pessoas passassem a remendar peças antigas, para usar de diferentes formas.
Óculos aviador
Outra peça que tem tudo a ver com moda e guerra é o óculos aviador. Foi criado na década de 1930, para pilotos da Força Aérea, porque eles precisavam de óculos resistentes como os que costumavam utilizar nos voos, mas que fossem compactos e leves.
A missão de criar um acessório com estas características foi dada à marca Ray-Ban pelo governo dos Estados Unidos.
Estilo militar
Pelo nome, você já deve imaginar que foi em épocas de guerra que surgiu o estilo militar, com seus ombros estruturados, coturnos e estampa característica.
Ele foi inspirado em vestimentas criadas para utilização em combates da Segunda Guerra Mundial. Mais moda e guerra que isso, impossível.
Legado fashion
Uma das razões que fizeram com que muitas peças criadas em épocas de guerra sejam usadas até hoje é a qualidade e funcionalidade.
A indústria militar procurava materiais duráveis e adequados a situações específicas, o que gerou uma preocupação maior com vestuários e inspirou o mundo da moda para sempre.
Estilo militar na J.Chermann
A J.Chermann tem várias peças no estilo militar. Uma das mais queridinhas é a nossa Calça Tencel Verde Militar, que é super versátil e vai bem em diversos looks!