Mês da mulher: 7 mulheres que mudaram o mundo
Março é uma boa oportunidade para lembrar e refletir sobre a vida de personalidades que trouxeram grandes avanços para a sociedade. Saiba um pouco mais sobre algumas delas!
1- Marie Curie
O brilhantismo da polonesa Marie Curie foi reconhecido nos dois prêmios Nobel que conquistou durante a vida. Ela foi a primeira mulher a ganhar a premiação e ambos eram de categoria científica: Física e Química.
Nascida em 1867, Marie perdeu a mãe cedo e era a mais nova de quatro irmãos. Mas isso não a impediu de mudar para a França em busca de seu sonho e acabou se tornando a primeira mulher a concluir a graduação em Física na Universidade Francesa de Sorbonne. Ela conduziu pesquisas pioneiras sobre radioatividade em todo o mundo
2- Hedy Lamarr
A austríaca Hedy Lamarr foi uma conhecida atriz de Hollywood, mas o que muitos não sabem é que, em meados da década de 40, ela se tornou a “mãe do Wi-Fi”.
Acostumada a mexer em máquinas desde criança, Hedy criou um sistema de comunicações para as Forças Armadas dos EUA, na época da Segunda Guerra Mundial. A invenção serviu como base para a criação do Wi-Fi e também para o atual sistema de telefonia celular.
3- Rosa Parks
Rosa Parks foi uma ativista do movimento em favor dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Ela ficou conhecida mundialmente, a partir do dia 1º de dezembro de 1955, quando se negou a ceder o seu assento a um branco em um ônibus em Montgomery, no estado do Alabama.
O homem chamou a polícia e mandou prender a ativista, que foi acusada de violar a lei de segregação. Dois amigos que também lutavam pela causa, pagam a sua fiança e Parks foi liberada no dia seguinte.
4- Chiquinha Gonzaga
Nascida em 1847, no Rio de Janeiro, Chiquinha Gonzaga foi considerada uma das maiores influências da música brasileira. Ela foi pianista, compositora e a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. Neta de uma escrava liberta, sua vida e obra foram marcas fundamentais na cultura do país.
Além do sucesso na música, a artista enfrentou costumes da sociedade patriarcal da época e ainda se uniu à luta abolicionista. Foi a criadora da clássica marcha “Ó Abre Alas”, composta em 1899.
5- Malala Yousafzai
Aos 15 anos, Malala ficou conhecida no mundo todo após sofrer um ataque planejado por líderes do Talibã, no Paquistão, em 2012. Na época, a jovem ativista se manifestava contra a proibição dos estudos para as mulheres em seu país.
A paquistanesa ganhou o prêmio Nobel da Paz, em 2014, em reconhecimento à sua luta pelos direitos das crianças e jovens à educação. Ela foi a pessoa mais jovem a receber um prêmio Nobel.
6- Joana D’arc
Joana D’arc entrou para a história da França após liderar a luta contra a ocupação inglesa na Guerra dos Cem Anos, em 1429. Para entrar na batalha, a francesa cortou o cabelo bem curto, vestiu-se de homem e começou a fazer treinamentos militares.
A heroína foi queimada numa fogueira em praça pública, em 1431 e, quase 500 anos depois, foi oficialmente considerada santa pela Igreja Católica.
7- Toni Morrison
Toni Morrison foi a primeira mulher negra a vencer o prêmio Nobel de Literatura, em 1993. A escritora norte-americana costumava abordar em seus romances, histórias marcantes de mulheres negras e com personalidades fortes.
Seu livro mais conhecido foi o romance Amada (1987), considerado uma das grandes obras americanas do século XX. O livro é baseado na história real da mulher escravizada Margaret Garner.
Girl Power
Existem várias maneiras de se sentir poderosa, e a moda é um dos instrumentos para fazer com que isso se torne realidade. Para ter certeza que você pode voar longe, confira a Camiseta Asa Strass Rosa.
E para você celebrar o clássico e ainda assim abraçar a modernidade, que tal aproveitar a Blusa Curta Com Manga Xadrez junto com a Saia Babado Tricot Xadrez? Imponência pura!