Quais museus em São Paulo você não pode deixar de conhecer?

São Paulo reserva uma programação cultural incrível. Confira nossa lista de museus imperdíveis na cidade!

  1. MIS

Com um acervo que contempla mais de 200 mil itens, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo é visita obrigatória para os amantes de arte. Além do acervo permanente, o MIS oferece exposições e uma grande variedade de programas culturais para todos os gostos – cinema, dança, música, fotografia, vídeo e muito mais.

Ah, e tem novidade na área! O MIS Experience, recém inaugurado, fica localizado no bairro da Água Branca e estreou com uma exposição dedicada ao gênio italiano Leonardo Da Vinci. A mostra fica em cartaz até o dia 1 de março. Imperdível!

Endereço: Avenida Europa, 158 – Jardim Europa, São Paulo / MIS Experience: Rua Vladimir Herzog, 75 – Água Branca, São Paulo

  1. MAC

Instalado em um complexo arquitetônico criado anos 1950 pelo icônico Oscar Niemeyer, o Museu de Arte Contemporânea tem que estar no roteiro de museus imperdíveis em São Paulo. Atualmente, o acervo do museu conta com mais de 10 mil obras, entre fotografias, arte conceitual, pinturas, objetos e instalações.

Em cartaz até fevereiro de 2020, a mostra Vivências por Reflexo, com curadoria de Adriana Palma, abarca o percurso de Rodrigo Linhares, desde meados dos anos 2020 até 2018. A produção do artista dialoga com os conceitualismos das décadas de 60 e 70.

Aproveite também para conferir de perto a instalação “Você está aqui”, de Tadeu Jungle.

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1.301 – Vila Mariana, São Paulo

  1. Museu da Casa Brasileira

Em um belo casarão no coração da Faria Lima, o Museu da Casa Brasileira dedica-se a evidenciar a história dos lares brasileiros pelo viés da arquitetura e do design. A programação do museu contempla exposições temporárias, palestras e dois acervos de longa duração: Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB, e A Casa e a Cidade – Coleção Crespi Prado. Confira a programação completa do museu.

Por lá, aproveite para fazer uma deliciosa refeição no Restaurante Santinho, localizado nos jardins do museu.

Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano, São Paulo

  1. JAPAN HOUSE

Localizado na Avenida Paulista, a JAPAN HOUSE foi criada pelo governo japonês como uma forma de difundir os elementos da cultura japonesa ao redor do mundo. Com 3 endereços, Los Angeles, Londres e São Paulo, o museu transmite hospitalidade e inovação, assim como o povo e a cultura do país.

Para anotar na agenda: a exposição “Construção”, do artista Tadashi Kawamata, vai ficar em cartaz do dia 04 de fevereiro até 12 de abril de 2020, e evidencia um organismo que reage ao espaço em que está inserido, em uma movimentação que toma grande escala no segundo andar do museu. A entrada é gratuita!

Endereço: Avenida Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo

  1. MuBE

Entre a Avenida Europa e a Rua Alemanha, o MuBE – Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia – foi inaugurado em 1995, com o objetivo de divulgar diversos segmentos da arte, priorizando esculturas e suportes tridimensionais. O jardim do museu, projetado por Roberto Burle Marx, é um espetáculo à parte.

Em cartaz até o dia 01 de março de 2020, a exposição “Espécies Raras” apresenta o trabalho de Tony Cragg, um dos mais importantes escultores da atualidade. Em sintonia com a linha curatorial do museu, as obras agem sobre o espaço ao redor e em todo o ambiente que as circunda.

Endereço: Rua Alemanha, 221 – Jardim Europa, São Paulo

Quer levar um pouco de arte para o seu closet? As camisetas da J.Chermann são pura arte e inspiração, com estampas exclusivas desenhadas a mão.

Agora que você já conhece os museus imperdíveis em São Paulo, aproveite para conferir a nossa lista com os melhores livros para quem ama moda!