Desde gravuras icônicas do mestre Rembrandt até instalações de realidade virtual, não deixe de adicionar um toque artsy na sua agenda de junho em São Paulo!

São Paulo é um verdadeiro paraíso para os amantes de arte. Por isso, levamos você pelas principais exposições que vão rolar na cidade em junho, com opções para todos os gostos. Inspire-se e apaixone-se com nosso guia cultural por São Paulo!

Björk Digital no MIS

A exposição-instalação Björk Digital vai acontecer em junho, no MIS de São Paulo, e promete misturar tecnologia e arte para ilustrar as músicas da cantora islandesa Björk. Com curadoria do Manchester Internacional Festival, a exposição é dividida em seis áreas compostas por instalações de realidade virtual e elementos audiovisuais imersivos. Além disso, o público poderá conferir os principais clipes da artista em uma sala de cinema. Super-cool!

Onde: MIS – Avenida Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo, SP

Quando: De 18 de junho a 18 de agosto de 2019

Horário de funcionamento: Terça-feira a Sábado: das 10h às 20h / Domingos e feriados: das 10h às 19h

Gravuras de Rembrandt na Fundação Ema Klabin

Em cartaz até o dia 30 de junho, a Fundação Cultural Ema Klabin apresenta Gravuras de Rembrandt, mostra que marca os 350 anos da morte do artista. Com curadoria do arquiteto Paulo Costa, a exposição reúne cinco gravuras originais de Rembrandt, além de detalhes de sua trajetória e técnica. O objetivo da exposição é celebrar o legado artístico do pintor, desenhista, gravador e impressor – também conhecido como mestre do Século do Ouro Holandês.

Onde: Fundação Ema Klabin – Rua Portugal, 43 – Jardim Europa, São Paulo – SP

Quando: De 27 de abril a 30 de junho de 2019

Horário de funcionamento: Quarta-feira a domingo: das 14h às 17h

Julio Gonzáles no Instituto Tomie Ohtake

Reconhecido como o pai da escultura moderna em ferro e um dos nomes mais importantes na história da arte do século XX, a exposição Espaço e Matéria desvenda cada uma das etapas criativas do escultor Julio Gonzáles. A mostra vai reunir 70 peças, entre esculturas, desenhos, documentos, fotografias e pinturas, que marcaram a carreira do artista catalão. Aproveite a visita ao Instituto para conhecer o Santinho Café, restaurante da chef Morena Leite.

Onde: Instituto Tomie Ohtake – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 201 – Pinheiros – São Paulo, SP

Quando: De 01 de junho a 04 de agosto de 2019

Horário de funcionamento: Terça-feira a Domingo: das 11h às 20h

Tarsila Popular no MASP

Ainda dá tempo de conferir o icônico quadro Abaporu, de Tarsila do Amaral, que integra a exposição Tarsila Popular, até o dia 23 de julho no MASP. Entre pinturas e desenhos, a exposição conta com cerca de 120 peças da artista modernista. Com curadoria de Adriano Pedrosa e Fernando Oliva, a exposição propõe um novo olhar sobre as obras, levando em consideração questões raciais, políticas e sociais a partir dos personagens expostos nas obras da artista. Imperdível!

Onde: MASP – Avenida Paulista, 1.578 – Jardim Paulista – São Paulo, SP

Quando: De 05 de abril a 23 de julho de 2019

Horário de funcionamento: Quarta-feira a Domingo: das 10h às 18h / Terça-feira: das 10h às 20h

17 ODS para um Mundo Melhor no Memorial da América Latina

Com curadoria de Catherine Duvignau, o Memorial da América Latina apresenta a exposição 17 ODS para um Mundo Melhor, em cartaz até o dia 21 de junho. O objetivo da mostra é conscientizar as pessoas e propor um debate sobre sustentabilidade, tendo como base os objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU. Por lá, você pode conferir dezessete globos terrestres (de 1,80 metro de altura) assinados por diversos artistas. Cada globo representa uma meta da ONU, como Agricultura Sustentável, Vida na Água, Igualdade de Gênero, entre outras.

Onde: Memorial da América Latina – Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP

Quando: De 22 de maio a 21 de junho de 2019

Horário de funcionamento: Terça-feira a Domingo: das 9h às 18h

Fluidez na Japan House

Quem conhece a Japan House sabe das exposições cool que rolam por lá. Por isso, já anote na agenda: a partir do dia 01/06, a Japan House São Paulo recebe a exposição Fluidez. Água, luz e música são os principais elementos que dão vida à mostra que ocupa o térreo do prédio, na Avenida Paulista. Inédita e mágica, a instalação apresenta pilares de água com partículas em movimentos orgânicos que se assemelham à dinâmica de elementos vivos. A promessa é que o público viva uma experiência de imersão, capaz de ativar todos os sentidos.

Onde: Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52 – Jardim Paulista – São Paulo, SP

Quando: De 01 de junho a 04 de agosto de 2019

Horário de funcionamento: Terça-feira a Sábado: das 10h às 20h / Domingos e feriados: das 10h às 18h
E como arte e moda caminham juntas, que tal uma t-shirt com ilustrações exclusivas para acompanhar você nesse roteiro artsy por São Paulo? Confira a nova coleção de camisetas da J.Chermann e let’s go!